Acesse: https://www.facebook.com/id e siga os passos que seguem.
Mais informações em: https://www.facebook.com/business/m/one-sheeters/ads-with-political-content-brazil?hc_location=ufi
Mais transparência para anúncios
É mais fácil para as pessoas avaliarem anúncios relacionados a política, incluindo propaganda eleitoral, se souberem a origem da mensagem. Por isso, o Facebook lançou vários produtos que foram desenvolvidos para oferecer mais transparência sobre os anúncios para as pessoas. No Brasil, os anunciantes poderão incluir os avisos exigidos pelas leis aplicáveis à propaganda eleitoral em redes sociais. Esses recursos permitem que as pessoas encontrem com facilidade informações importantes sobre o anúncio que estão vendo, como, por exemplo, quem pagou por ele.
Essas atualizações têm três partes:
- AUTORIZAÇÕES
- RÓTULOS
- A BIBLIOTECA DE ANÚNCIOS
Confirmação de identidade e autorizações
No Brasil, o processo de autorização para a inclusão do rótulo para anúncios políticos e eleitorais está disponível desde o dia 31 de julho. Os rótulos e a Biblioteca de Anúncios serão lançados no dia 16 de agosto. Para obter a autorização para inclusão do rótulo, os administradores de Páginas e anunciantes e deverão acessar o facebook.com/id e seguir estas etapas:
- Ativar a autenticação de dois fatores;
- Confirmar a identidade enviando uma foto do passaporte brasileiro (recomendável) ou a cédula de identidade nacional (RG) ou a carteira de habilitação brasileira e o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Confirmar sua localização (pod ser necessário o envio do endereço residencial);
- Vincular pelo menos uma conta de anúncios para usar o rótulo “Propaganda eleitoral”, o que requer também a indicação do CPF/CNPJ e do nome da pessoa ou organização que está pagando pelo anúncio; ou o rótulo “Pago por”, que requer apenas a indicação da pessoa ou organização que está pagando pelo anúncio.
Um administrador autorizado de uma Página pode vincular uma conta de anúncios à Página, fornecendo um dos seguintes rótulos:
-
“Propaganda Eleitoral,” que exige um CPF/CNPJ e o nome da pessoa ou organização que paga pelo anúncio.
- “Pago por”, o que não exige um CPF/CNPJ.
Rótulos
Os anunciantes são responsáveis por identificar os anúncios relacionados a política durante o seu processo de criação. Após passar pelo processo de autorização com sucesso, uma caixa de seleção será exibida no Gerenciador de Anúncios para que o anunciante possa aplicar o rótulo criado.
Duas condições devem ser atendidas para que esta caixa de seleção seja exibida:
- A pessoa que estiver criando ou editando o anúncio deve ter a identidade confirmada pelo processo de autorização
- A Página/conta de anúncios em questão deve ter um aviso legal aprovado como “Propaganda Eleitoral” ou “Pago por”
A Biblioteca de anúncios
Também estamos criando uma biblioteca de anúncios para campanhas relacionadas a política. Essa Biblioteca é pesquisável e mostra todos os anúncios identificados por anunciantes como anúncios com conteúdo político (incluindo propaganda eleitoral) no Brasil. Os anúncios começarão a ser exibidos neste espaço em 16 de agosto de 2018, e ficarão disponíveis por sete anos.